DSCF0052.jpg
Local: Debaixo de água algures numa piscina
Máquina Fotográfica: Rollei Sportsline 65
Abertura: f/2.8
ISO: 50

Momentos para mais tarde recordar

Seja em férias ou em momentos de descanso com as pessoas que fazem a nossa vida ter mais sabor, há sempre aqueles segundos que gostaríamos de captar em imagens, para mais tarde recordar. Não como nostalgia saudosista, mas como forma de nos ajudar a conta a estória.

Mãos à obra

O desafio tem por base a palavra “Debaixo d’água” sem que outra clausula seja imposta. Como tal mais liberdade fica para a interpretação, e esta foi a minha ao meu próprio desafio:

  • Estratégia: Fim-de-semana de praia/piscina programado, o que falta? Máquina para fotografar debaixo de água. Seja descartável, uma pro ou simplesmente uma digital básica para as primeiras brincadeiras (como a minha).
  • Objecto fotográfico: Momentos em sombra rodeados pela luz que atravessa a água.
  • Material: Máquina fotográfica digital estanque Rollei (modelo mais básico que encontrei).

Notas de algibeira

Se fores como eu e não conseguires abrir os olhos debaixo de água, não te esqueças dos óculos de mergulho. Porquê? Porque dos testes que fiz descobri que as fotografias mais interessantes são aquelas que se tira do fundo para cima, ou na horizontal – sendo que para qualquer uma delas convêm ter tempo para enquadrar e ver no visor o que se está a apanhar e não fazer como eu que fui tirando à sorte.

Não tens máquina com dispositivo estanque, máquina subaquática digital e queres experimentar o desafio? Sem problema, procura uma máquina descartável digital. Nas lojas de fotografias são relativamente fáceis de encontrar, ou então online é sempre uma boa opção. Para umas primeiras experiências, dá perfeitamente.

Férias de praia com água cristalina ou piscina não estão nos teus planos? Também há possibilidades criativas, ora vejamos alguns: Piscinas insufláveis que os miúdos usam. E porque não passar a máquina para a mão da criançada e ver o resultado?; a banheira com todos os brinquedos sempre a tomar conta dos banhos dos bebés; a piscina do ginásio.

Verdade seja dita, a minha fotografia não tem grande qualidade, mas estou nisto para aprender e os desafios e experiências são isso mesmo – aprendizagens. Mas devo dizer que gosto do momento registado neste meu primeiro desafio subaquático, tem sabor a verão quase que em jeito de resultado lomográfico.

 

Bons mergulhos e boas fotografias!

Gabriela