
Máquina Fotográfica: Canon 100D
Lente: Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM
Abertura: f/3.5
Velocidade: 1/60
ISO: 100
Geometria – entre o fascínio e o desconhecido
Disciplina de salas de aulas, mote para designers, ordem natural das coisas, padrões de tecidos e papel de parede, material aplicado em arquitectura e a junção de tudo isto é o que nos rodeia com uma uma ordem natural e fundamento matemático.
Mãos à obra
O desafio tem por base a palavra “Geometrias”, sem que outra clausula seja imposta. Como tal mais liberdade fica para a interpretação, e esta foi a minha ao meu próprio desafio:
- Estratégia: Vaguear pelas ruas de Lisboa, e encontrar uma simbiose entre o design da minha saia e a calçada portuguesa
- Objecto fotográfico: Calçada portuguesa
- Tipo de composição: Regra de espiral (ou tentativa desta abordagem)
- Material: Máquina fotográfica com lente teleobjectiva média + filtro UV
Notas de algibeira
Alternativas? Eu escolhi o chão como meu objecto fotográfico para esta temática, mas são imensas as possibilidades. Basta passar para as paredes e dar de caras com os nossos magníficos e cada vez mais raros azulejos. Mas há edifícios, detalhes em casas, caixas de correio antigas, etc
Cores ou Preto&Branco? Depende! Eu optei pelo segundo, pois queria dar ênfase na forma e não no preenchimento. Se fossem azulejos provavelmente escolheria cores, mas dar forma e preenchimento. Seria mais desafiante é verdade, mas desta vez fiquei activada com o chão.
Qual lente? Eu levei uma lente teleobjectiva média, mas se o meu objectivo fossem os azulejos (algo mais detalhado) teria levado a lente 50mm que me permite estar mais perto com uma abertura maior e por conseguinte melhor definição.
Não te apetece sair de casa? Não há problema. Geometrias não devem faltar entre uns quantos m2.